2017
Fundação Rádio SDB Curitiba

A Rádio foi fundada no dia 03 de abril de 2017 - Dia da Aprovação das Constituições Salesianas, no noviciado salesiano em Curitiba. Tinha a intenção inicial de atender apenas as duas unidades de socioeducação presentes nas cidades ao redor da capital do Paraná, contribuindo com os processos internos e externos com os jovens em conflito com a lei e contava com programas locais. 

Visita Padre Martin Lasarte, SDB

Padre Martin Lasarte,sdb é membro do Dicastério para as Missões salesianas no mundo e em visita ao Brasil, conheceu a Rádio SDB CURITIBA 

Inicio Oficial das Oficinas de Educomunicação nas Unidades de medidas socioeducativas

A Rádio SDB CURITIBA em parceria com as unidades de internação, iniciam os cursos de educomunicação, produção de conteúdo e inserção dos jovens na programação da emissora. Contribuem na técnica, edição de programas, locução, criação de músicas etc. 

Transição da Rádio SDB CURITIBA para Rádio SDB BRASIL

A partir da procura de diversos salesianos do Brasil para a colaboração na Rádio, como também o crescimento da audiência em todo o território nacional, a identidade foi repensada. 

Parceria com a Rádio Vaticano - Rádio do Papa

A Rádio SDB BRASIL fecha parceria com a Rádio do Papa e começa a retransmitir programas como Ângelus e Audiência Geral - todos de maneira oficial e reconhecida 

Parceria com a Rede "Evangelizar é Preciso"

A Rádio SDB Brasil começa a transmitir misas dominicais em parceria com a Rede Evangelizar é Preciso - com presidência do Padre Reginaldo Manzotti 

Integra a Rede Salesiana Brasil de Comunicação

A Rádio Dom a partir de seus compromissos fundamentais, missão e visão, bem como sua programação voltada para o protagonismo juvenil começa a integrar a Rede Salesiana Brasil de Comunicação. 

Rádio SDB BRASIL realiza I Simpósio VULNERABILIS de Curitiba

Cumprindo a agenda social da Rádio, realiza junto a diretores de unidades de medidas socioeducativas, profissionais da área e público em geral, uma noite d e reflexão acerca do desenvolvimento, acompanhamento e devolutiva de dignidade dos jovens em conflito com a lei 

Visita Padre Martin Lasarte, SDB

Padre Martin Lasarte,sdb é membro do Dicastério para as Missões salesianas no mundo e em visita ao Brasil, conheceu a Rádio SDB CURITIBA 

2018
Transição da Rádio SDB BRASIL para Rádio DOM

Tendo como mantenedora a Inspetoria Salesiana de São Paulo, mantendo seus estúdios e serviços sociais em Curitiba, a Rádio SDB Brasil compreende que ela mesma é uma rede de Dons! Com uma identidade nova e juvenil, viabiliza de forma mais ativa o protagonismo de adolescentes e jovens. 

Rádio SDB BRASIL muda sua sede para Lorena

Ainda mantendo seus estúdios em Curitiba, transfere sua sede para a cidade de Lorena, mantendo sua frente administrativa, como também uma frente no Vale do Paraíba. 

 

Rádio SDB BRASIL completa um ano de serviços

A Rádio com mais de 30 programas em sua grade, diversos voluntários jovens, completa um ano de serviços e uma programação 24 horas por dia! 

Rádio Dom firma parceria com UNISAL

O Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) firma uma parceia com a Rádio Dom a partir de seu trabalho de envolvimento juvenil. Cede inicialmente um espaço bem como a participação de alunos, professores e colaboradores da instituição na programação da emissora. 

Rádio Dom recebe visita de delegado Inspetorial de comunicação

A Rádio recebe a visita do delegado de comunicação, Anderson Bueno, para conhecimento dos estúdios, diretivas de organização da comunicação inspetorial e estreitamentos de vínculos institucionais 

Rádio Dom em nome da Rede Salesiana Brasil participa do debate dos presidenciáveis

Em nome da Rede Salesiana Brasil a Rádio Dom realiza a cobertura do debate dos presidenciáveis no Santuário Nacional de Aparecida. Visando o comprometimento com a construção de cidadania, a emissora salesiana além do debate, entrevista todos os candidatos fazendo perguntas de interesses carismáticos. 

Rádio Dom Realiza primeiro Simpósio de Teologia

Em parceria com o curso de Teologia para Leigos, a Rádio Dom organiza e transmite o primeiro Simpósio de teologia, discutindo sobre Bento XVI. Para isso trouxe o maior especialista no papa emérito no Brasil - Hude Assunção. 

2019
Rádio Dom recebe reforma em seu estúdio de Curitiba

Com a chegada dos novos noviços, houve uma nova realocação do estúdio da Rádio Dom na presença salesiana de Curitiba. Com isso um novo espeço foi preparado para a emissora. 

Rádio Dom recebe Conselheiro Mundial da Comunicação dos Salesianos

Em visita ao Brasil, o Pe. Filiberto Gonzalez , sdb, visita as instalações da Rádio Dom em Curitiba. Conhece os serviços prestados pela emissora, bem como seus colaboradores - noviços e leigos voluntários. 

Rádio Dom ganha novo estúdio em Lorena

Em visita ao Brasil, o Pe. Filiberto Gonzalez , sdb, visita as instalações da Rádio Dom em Curitiba. Conhece os serviços prestados pela emissora, bem como seus colaboradores - noviços e leigos voluntários. 

Estúdio da Rádio Dom é entregue reformado em Curitiba

Após a reforma e readequação de espaços, o noviciado salesiano entrega um novo espaço para criação de conteúdo da Rádio. 

Rádio Dom fecha parceria com o poder Judiciário e socioeducativo e entra nas Fundações casa de Lorena

Ela é parte integrante da vida do jovem em cumprimento de medidas, participando ativamente, inclusive, de reuniões para a liberação do jovem ou permanência no serviço. A Rádio Dom firma parceria com o poder judiciário para atender os jovens internos da Fundação Casa em Lorena. Com a estruturação de um estúdio dentro da instituição de medidas socioeducativas, a emissora visa desenvolver além do trabalho de educomunicação, voltado para a música, construção de vinheta e demais conteúdos, a construção de projeto vida e acompanhamento personalizados dos adolescentes. 

Primeiro programa é veiculado de novo estúdio em Lorena

A emissora transmite seu primeiro programa do novo estúdio em Lorena com participação de jovens salesianos engajados em pastorais e serviços sociais. 

 

Rádio Dom Realiza primeiro Simpósio de Vulnerabilidades em Lorena

Em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo, a Rádio Dom realiza o primeiro Simpósio Vulnerabilis - dessa vez em Lorena. Lotando o Teatro São Joaquim, contou com a participação ouvinte de delegados, promotores de justiça, alunos, universitários, conselheiros municipais e interessados em geral. 

 

Rádio Dom realiza em Curitiba Seminário de Vulnerabilidades

Já em sua terceira edição, o Seminário de Vulnerabilidades ganha nova roupagem - dessa vez destinado a funcionários das instituições de medidas socioeducativas, diretores e interessados em geral. 

Estúdio de Lorena é entregue aos jovens!

Após o término da readequação, estúdio da Rádio no UNISAL é entregue aos jovens. padre Cássio, diretor espiritual da emissora, vindo de Curitiba, dá a benção no novo espaço que contou com a presença de salesianos, colaboradores, ouvintes e salesianos cooperadores. 

2020
Rádio Dom promove campanha evidenciando projetos de nossas obras que geram vida

No Brasil, desde o ano de 2014, acontece a campanha do Setembro Amarelo que motivada inicialmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) procura conscientizar e prevenir os casos de suicídio que passam de 12 mil no Brasil e mais de 01 milhão em todo o mundo durante um ano. A Rádio Dom, como veículo de comunicação oficial da Inspetoria Salesiana de São Paulo e por fazer parte da Rede Salesiana Brasil de Ação Social, promove neste mês a divulgação dos diversos trabalhos sociais que as mais de 15 presenças dos salesianos de São Paulo realizam em todo o Estado. Com a campanha "Obras Salesianas que Promovem Vida" a nossa emissora de rádio quer fazer conhecida as diversas iniciativas realizadas pelas obras sociais salesianas. Muitas destas obras carregam décadas de histórias de vidas que são transformadas pelo contato com o carisma salesiano. Em busca da prevenção ao suicídio a Rádio Dom acredita que ajudando a propagar todas essas presenças com suas ações, levará ao conhecimento de muitas pessoas a possibilidade tanto de poderem buscar ajuda, bem como em poder ajudar a transformar esse quadro em que muitas pessoas se encontram. 

Violência Juvenil e Sociedade do Consumo torna-se discussão na Rádio Dom

O dia 28 de agosto marcou a Rádio Dom com uma discussão incrível sobre as Juventudes! Desde o ínicio da pandemia que assolou mais de 188 países, a Rádio Dom procurou responder aos anseios de adolescentes e jovens através de uma programação vasta de formação, informação, salesianidade e evangelização. Diversas foram as reflexões e temas abordados até então. O mês de agosto foi recheado de programação interativa, rodas de conversas e debates com muita gente boa! Fechamos o mês com chave de ouro, trazendo Mauricio Perondi, Wellington Pereira, Afonso Nogueira e Erika Fernanda para discutirem acerca do tema - "Violência Juvenil - Um Resultado da Marginalização da Juventude pela Sociedade do Consumo". Tudo isso aconteceu no programa "Por Eles", com apresentação e mediação de Guilherme de Freitas, sdb. A transmissão de 1h30min relatou sobre as inúmeras juventudes e o quanto precisam se reorganizarem e se entenderem em uma sociedade profundamente consumista. Em meio a poemas, dados científicos e experiências concretas o tema foi exposto aos ouvintes que acessaram o site da emissora, como também sua Fanpage no Facebook. 

Rádio Dom transmite programa sobre cuidado com os mais frágeis

Em parceria com a Inspetoria São Pio X, a Rádio Dom cumprindo sua missão sempre voltada para o social, transmitiu uma formação com o padre Ronaldo Zacharias, salesiano, estudioso e comprometido com os mais frágeis. Referência em toda a Igreja, realiza conferências em diversos países sobre moral sexualidade e juventudes.] 

Rádio Dom faz-se presente em streamings de áudios.

Na missão de fazer-se presente onde os jovens estão, a emissora que é braço de contato com os jovens a partir da transformação social está presente nas mais populares plataformas de streamings de áudios. Com seus principais programas, chega a mais pessoas, mais jovens com o carisma salesiano e diversos temas. 

Pandemia e aplicação do Sistema Preventivo são temas de Programa.

Em meio a pandemia e com tudo a distância, como aplicar o Sistema Preventivo? Em pareceria com a Obra Social Santa Clara de Campos do Jordão, a emissora promoveu a discussão e a reflexão com profissionais preocupados e comprometidos. 

Rádio Dom promove evento juvenil proposto pela ONU

Em 1999, a ONU criou o Dia da Juventude para celebrar o papel de jovens em gerar mudanças e para conscientizar sobre os desafios enfrentados pelas juventudes no mundo. No dia 12 de agosto, celebramos este dia e celebramos realizando um programa sobre o tema "Engajamento Juvenil para Redução das Desigualdades". Nosso programa fez parte do Movimento IYD Brasil, compondo mais de 550 projetos e ações que acontecerão no Brasil. O Conselho Municipal de Juventude de Lorena junto com a Rádio Dom promoveram este programa trazendo a história de quatro jovens que são engajados socialmente em diversas ações e grupos. 

Rádio Dom promove debate sobre os 20 anos do ECA e sua aplicação nas vulnerabilidades juvenis

Diante de seu compromisso social, a Rádio Dom promoveu dois debates sobre a aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, no mês em que completou 30 anos. Como tem sem se efetivado no meios vulneráveis das ações de medidas socioeducativas? Foram chamados profissionais comprometidos da área para fundamentar as reflexões. 

 

Rádio Dom inicia programa audiovisual de promoção juvenil

Visando promover a ação social de nossas obras da Inspetoria de São Paulo e os jovens que tiveram contato com o carisma salesiano, o programa é uma grande vitrine de protagonistas, de jovens que conseguiram assimilar, empreender e dessa forma proporcionaram vida e realizações a outros adolescentes e jovens, tornando-se referências para terceiros. 

Rádio Dom abre frente na Obra Social em Lorena

A partir do entendimento da Rádio e sua missão como braço de contato juvenil a partir da transformação social, abre em parceria com a obra social São Luiz um estúdio de transmissão para a formação dos educandos em educomunicação e outros cursos voltados a área da comunicação. Além de debates, formação para colaboradores, essa presença visa ser contato em meio a pandemia com os jovens, como também meio de proporcionar novas possibilidades de futuro e de mundo para os adolescentes que são atendidos pela instituição. 

 

Emissora promove roda de debate ecumênico

A Rádio Dom na semana de unidade dos cristãos promoveu um debate ecumênico entre as religiões pertencentes ao CONIC. Com uma hora e meia de duração, líderes religiosos refletiram acerca da unidade, do serviço comum e da intolerância religiosa 

 

Rádio Dom participa da Semana Laudato Si 2020

Em parceria com o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) a Rádio Dom promove uma semana de entrevistas, debates e reflexões acerca do cuidado com a Casa Comum. No último dia contou com a participação de irmãs do Conselho geral das salesianas. 

 

Rádio Dom atinge a marca de um milhão de ouvintes!

Pouco antes de completar três anos desde sua fundação, a emissora de Rádio, hoje pertencente a Inspetoria Salesiana de São Paulo atinge a marca de 1.000.000 de ouvintes. Com uma programação 24 horas por dia, dividida em eixos temáticos, tendo como "carro chefe" a ação social, contanto com o protagonismo juvenil difunde o carisma salesiano a inúmeras pessoas! 

Rádio Dom promove Curso de Extensão Universitária em Vulnerabilidades Juvenis

Em parceria com o Centro Universitário Salesiano de São Paulo, a Rádio Dom promove durante todo o ano a extensão universitária de Vulnerabilidades Juvenis para a formação de universitários ao acompanhamento personalizado de adolescentes e jovens privados de liberdade, visando colaborar com o trabalho da emissora na unidade de internação em Lorena. 

Prevenção ao Suicídio a partir da ótica de Dom Bosco 2020

No mês de prevenção ao suicídio a Rádio Dom promove o primeiro debate sobre o tema. A partir de profissionais engajados e lúcidos, a emissora propõe uma visão de acompanhamento dentro do viés salesiano.