A Rádio Dom nasceu para ser ponte! A emissora que está em constante crescimento atua com a contribuição voluntária de diversos jovens das presenças salesianas em todo o estado de São Paulo e Paraná.

Sua gênese está entre os mais necessitados e marginalizados da nossa sociedade: os jovens em conflito com a lei e que prestam medidas socioeducativas. Na tentativa de promover a dignidade a estes a Rádio conta com estúdios dentro de unidades de internação e também outros externos, para a gravação e transmissão da programação.

Durante mais de três anos a emissora contou uma programação com 24 horas de conteúdo católico, social, formativo e salesiano produzindo conteúdo jornalístico com as obras sociais, educandos, educadores, famílias, nos seus mais de 35 programas, agindo como meio de construção de consciência social e cultural entre as escolas, paróquias, centros universitários, casas de formação e família salesiana.

A partir das oficinas de educomunicação, simpósios, mesas redondas, seminários e minicursos, coopera com a implementação de uma geração de cidadãos com valores e motivações segundo a ótica do Pai e Mestre da Juventude, São João Bosco. Sua articulação permite que adolescentes, jovens e adultos se encontrem para que em unidade com o carisma salesiano sejam sinais e portadores do amor de Deus, numa atitude de corresponsabilidade comum com aqueles que estão às margens. Operando hoje na Inspetoria Salesiana de São Paulo, compreendendo a vida como dom, com os jovens e para os jovens, torna-se a “playlist salesina”. Seguindo os ditos “carros chefes” da dimensão social, espiritualidade, educomunicação e protagonismo juvenil, viabiliza um conteúdo vasto de podcasts em seu site para as mais diversas idades e engajamentos.  

Durante sua trajetória a Rádio Dom manteve parceria com a Rádio Vaticana e com a Rede Salesiana Brasil denotando seu compromisso com a unidade da Igreja e com a Congregação no Brasil. As Constituições Salesianas rezam em seu artigo nº 43 que a comunicação social está entre as prioridades apostólicas da missão salesiana e a Rádio Dom, que é mantida pela Inspetoria Salesiana de São Paulo, tem o intuito diário de responder com audácia esse desejo de Dom Bosco. 

 

Missão

Ser sinal e portadora do Amor de Deus aos jovens, ao estilo salesiano, sendo voz da e para a ação social salesiana, para seus atendidos e vulneráveis. Sendo ponte com as demais frentes carismáticas, contribui com a corresponsabilidade com os mais frágeis, realizando a missão da Igreja de perita em humanidade, ser construtora do Reino de Deus.

Visão

Ser uma emissora de rádio crescente e capaz de ser ponte da ação social com as demais frentes salesianas, contando com a articulação e participação de jovens em sua estruturação. Contando com a contribuição das escolas, centros universitários, gerar conteúdo na área da comunicação social, bem como na espiritual e salesiana, gerando engajamento junto aos vulneráveis.

Valores

• “Seguimento de Jesus Cristo”: A nossa regra viva é Jesus Cristo na ótica do Cristo Comunicador, que descobrimos presente em Dom Bosco, o qual foi comunicador nato da Boa Nova.

• “Sistema Preventivo”: Síntese da experiência que Dom Bosco viveu e realizou: experiência espiritual, proposta concreta de vivência do carisma do Fundador dentro de uma dimensão comunicativa atual, juvenil utilizando uma metodologia pedagógica.

• Inovação e competência: Capacidade de trabalho, abertura aos tempos, empreendedorismo e capacidade do desenvolvimento do trabalho em rede.